O município de Glória tem muito do se que se orgulhar, e, na medida do entusiasmo, precisa trabalhar muito para não perder num futuro próximo, o resultado do esforço de profissionais que se dedicam diuturnamente a ensinar, formar e conduzir o futuro de suas crianças através da escola.

Quer pela pequena de seis anos que lê entendendo o que lê, e encanta a todos, pelo menino da Quixaba que escreve uma peça, e ele mesmo interpreta, o poeta, o ator, o contador de histórias... Crianças que vão até o 3° ano do ensino fundamental e que deram ao município o honroso 44° lugar no ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização, em 2014, num total de 417 municípios na Bahia.

Na manhã desta quinta-feira (20), na chácara Fernandes, a Secretaria de Educação realizou o III Seminário de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, com a participação da secretária de educação Josefa Vicente, da coordenadora municipal do Pacto, Deusângela Campos, da multiplicadora, Mirtis Silva, e das orientadoras de estudos Joelma Gomes e Rosemeire Pereira, além dos professores e alunos.

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, tema: refletindo sobre as experiências pedagógicas e de gestão no âmbito do programa.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado em novembro de 2012, é um compromisso formal assumido pela União, Distrito Federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do terceiro ano do ensino fundamental.

"O Pacto tem essa característica plural, além de buscar mecanismos eficientes para alfabetização das crianças em português e matemática, integra ações de diversas matérias", explicou Desângela.

Deusângela explicou ainda que, o Seminário se divide em duas etapas, esta apresentada em Glória, com apresentação de vídeos, a produção literária e artística produzidas pelos alunos, à avaliação dos professores envolvidos e a outra que será no núcleo regional, na próxima semana, em Ribeira do Pombal, onde os demais municípios desta região estarão presentes.

Josefa Vicente parabenizou o esforço dos envolvidos, particularmente dos professores, e pediu mais garra para que o fruto de oito anos de trabalho continue. "Nós fizemos nossas metas, e cumprimos todas. As que não vemos realizadas é porque demanda tempo, mas estão em curso", avaliou.

Josefa destacou o empenho da prefeita Ena Vilma, a iniciativa importante da gestão democrática nas escolas, as reformas estruturais e humanas que deram qualidade ao ensino de Glória, e que hoje permitem querer mais.
"Nós devemos nos orgulhar da nossa nota na ANA porque municípios maiores do que o nosso se quer foram classificados, e nós estamos lá, e bem, e agora nós vamos lutar para aumentar a nossa nota", disse.

Tássio Castor, representante do Nalfa – Núcleo de Alfabetização e Letramento, que compareceu também representando Eva Vilma, disse que encerra-se este ciclo, com êxito, mas que a educação também é prioridade do prefeito eleito David Cavalcanti.

"Não sabemos ainda quais mudanças teremos na pasta, mas o intuito do prefeito eleito é dar continuidade aos avanços alcançados na educação de Glória" disse.

Os professores

Alguns emocionados e esperançosos, outros preocupados, pois a educação se constrói com todos os braços, tem que haver política de Estado e nos municípios a estrutura necessária para realizar. Em síntese: não se trata de mágica, mas de trabalho, e o resultado não vem instantaneamente.  

"Nós estamos satisfeito com o desenvolvimento das nossas crianças, mas elas vão precisar de continuidade nas etapas posteriores, então é um trabalho que exige muito de todos, para que o que vimos aqui não se perca", concluiu Josefa.
 
 
 

LDO 2025
Lei Paulo Gustago
Covid-19
COVID-19 Transparência
Ouvidoria
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Conselho Tutelar